Marketing digital para vendas online: dicas para uso eficaz

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Como usar o marketing digital em vendas online

Marketing digital e vendas online são como unha e carne: estão sempre juntos.

A relação é intensa, um não vive sem o outro.

Por outro lado, embora essa não seja uma novidade, não são poucos os micro e pequenos empreendedores que deixam de aproveitar os benefícios de uma estratégia de vendas online.

Sem saber, eles acabam deixando dinheiro na mesa, desperdiçando incontáveis oportunidades de vender mais e fidelizar clientes.

Temos certeza de que você não quer isso para o seu negócio, certo?

Felizmente, o marketing digital é acessível para todos e você nem precisa ser um especialista para ter bons resultados.

É isso que vamos mostrar neste artigo.

Acompanhe a leitura e veja como dar início a uma trajetória bem sucedida!

Marketing digital e vendas online: uma parceria de sucesso

Números não faltam para ilustrar o poder de uma estratégia de marketing digital bem executada.

Caso contrário, 78% dos diretores de marketing não teriam a certeza de que essa área do marketing concentrará dois terços dos investimentos daqui para frente, segundo a Adweek (em inglês).

De acordo com a Hubspot (também em inglês), mais da metade dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que admiram.

Quem não se faz presente na web não só deixa de vender como acaba caindo no esquecimento.

Como fazer marketing digital para vendas online: 5 dicas

Claro que, para gerar bons resultados, é preciso que suas ações de marketing digital sejam conduzidas do jeito certo.

A propósito, essa é uma das principais falhas que levam PMEs a deixar de investir em estratégias online.

Segundo uma pesquisa publicada na revista Exame, 61% dessas empresas têm dificuldade em encontrar a melhor estratégia de marketing digital.

A boa notícia é que, para você, esse tipo de incerteza acaba a partir de agora.

Confira abaixo como levar adiante suas próximas iniciativas de marketing online.

Utilize técnicas de SEO

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, a Otimização para Motores de Busca.

Trata-se de um conjunto de técnicas com as quais uma empresa usa conteúdos publicados em sites para atrair mais acessos e fazer mais vendas a partir disso.

Por sua vez, a otimização pode ser feita “on page", ou seja, dentro da página, ou “off page” quando as ações acontecem em outros sites e plataformas digitais.

No SEO on page, existe uma série de técnicas e especialidades que ajudam um site a aumentar a visibilidade de uma marca.

Uma das mais eficazes delas é o marketing de conteúdo, que vamos abordar a seguir.

Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo

O oferecimento de conteúdo gratuito é um formato de marketing digital em que se busca basicamente dois objetivos: gerar leads e conversões.

Lead é toda pessoa que, depois de acessar um site de uma empresa, toma consciência de um problema e entende que as soluções dessa empresa podem ajudar a resolver a questão.

Conversão é quando esse lead deixa de ser um consumidor de conteúdo e passa a ser cliente.

Sendo assim, para gerar leads e conversões, um site precisa estar otimizado para ser encontrado na web por pessoas com potencial para se tornarem clientes.

É isso que faz o conteúdo, por meio de palavras-chave que tornam textos, artigos, ebooks e outros formatos rastreáveis e indexáveis pelo Google e outros motores de busca.

Não subestime o e-mail marketing

Um estudo do Content Marketing Institute (em inglês) revela que o email marketing é o canal mais confiável para gerar leads e conversões.

Deixar de aproveitar as vantagens dessa poderosa ferramenta é um pecado capital para quem pretende vender mais.

Para ter os melhores resultados, vale investir em softwares de gestão e disparo de emails, como o Mailchimp, Sendinblue e E-goi, entre outros.

O que não pode é achar que ninguém lê e-mails: esse só vai ser o caso se as suas mensagens não forem relevantes e atraentes.

Use suas redes sociais

Outra forma de se fazer notar pelos motores de busca é publicar com regularidade conteúdos em redes sociais.

Dessa forma, você também cria uma audiência formada pelas pessoas que curtem, compartilham e comentam em suas publicações.

Sua empresa pode ainda aproveitar o retorno gerado pelas campanhas pagas no Facebook e Instagram, para ficar apenas nas redes mais acessadas.

Pode também aproveitar as muitas funcionalidades de aplicativos como o WhatsApp Business, em que você tem uma série de estatísticas para medir o alcance de suas mensagens.

Conte com o remarketing

Talvez o remarketing seja tão subestimado quanto o email marketing.

Embora não haja estatísticas atestando isso, essa é a percepção que se tem entre as PMEs menos amadurecidas digitalmente.

Essa é uma estratégia eficaz que você pode usar em anúncios em redes sociais e na plataforma Google Ads.

Não deixe de aproveitá-la para chegar às pessoas que já demonstraram interesse em sua marca, mas que ainda não tomaram a decisão de comprar.

Primeiros passos no marketing digital: por onde começar?

Como diz o antigo provérbio, “toda grande jornada começa com o primeiro passo”.

Agora que você já sabe o que fazer, está sem suas mãos dar o pontapé inicial.

A melhor parte é que, como vimos, é possível começar com um investimento pequeno, até porque é sempre válido testar antes de investir para valer.

Um bom ponto de partida são as redes sociais, já que a criação de páginas para empresas é gratuita.

Crie um calendário de publicações, as quais poderão ser classificadas conforme o tipo de lead que você pretende atrair, seja com uma pegada mais vendedora ou mais informativa.

Seja qual for a sua opção, o mais importante é começar, afinal, bons resultados só aparecem com o tempo.

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Marketing digital e vendas online funcionam ainda melhor quando sua empresa conta com uma logística bem estruturada.

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