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Pontos pick up: o que são e como ajudam sua loja a vender mais

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O uso de pontos pick up para entrega, troca ou devolução de mercadorias já é uma realidade em várias partes do mundo – e uma forte tendência no Brasil.

Essa é uma excelente solução para as marcas que pretendem atrair consumidores de perfil omnichannel.

Como veremos neste conteúdo, esse tipo de cliente tem um comportamento bastante heterogêneo. 

Isso significa que ele pode se relacionar e comprar de suas lojas preferidas por diversos canais ao mesmo tempo.

Mas a oportunidade de lucrar com os pick up points não é exclusiva dos e-commerces.

Se você tem uma loja física, pode fazer dela um ponto de coleta e, assim, aumentar o fluxo de clientes e gerar vendas adicionais.

Quer saber como esse sistema funciona?

Acompanhe o texto até o final!

O que são pontos pick up?

Os pontos pick up ou pontos de coleta, na tradução, são soluções que permitem que o seller envie os produtos vendidos com mais facilidade.

Também permitem a retirada pelo consumidor de mercadorias compradas online.

Em vez de receber em casa, ele escolhe um local (que pode ser qualquer loja física credenciada) para buscar sua compra.

A vantagem é justamente não precisar estar no endereço residencial para ter acesso ao produto nem depender dos , tendo a comodidade de acessá-lo quando e onde quiser.

De certa forma, os pontos pick up cumprem a mesma função que as tradicionais caixas postais em agências dos Correios, mas com muito mais tecnologia envolvida.

Além disso, se destacam pela praticidade em uma solução que empodera o cliente.

Como os pontos pick up funcionam

Resumidamente, os pontos pick up funcionam de duas maneiras:

Para o cliente:

  1. O cliente fez a compra online.
  2. Seleciona a opção de entrega que preferir.

Para o vendedor:

  1. O e-commerce ou marketplace recebe a venda online.
  2. Em vez de postar a mercadoria nos métodos tradicionais, direciona o produto até o ponto de coleta mais próximo.
  3. Assim que o vendedor faz a postagem, no final do dia a coleta passa e retira, sem comprometer o espaço do estabelecimento.

Dentre as muitas vantagens desse modelo de delivery está a sua simplicidade. 

É fácil para o consumidor definir quando e onde quer buscar o produto que comprou.

É rentável para o lojista que quer se cadastrar como ponto de retirada.

E é seguro para o e-commerce ou marketplace quando seleciona um parceiro com ampla rede de pick up points, como a Pegaki.

Vantagens dos pick up points para lojas

As razões para adotar o modelo de pontos de retirada se justificam pela própria característica do exigente consumidor omnichannel.

Veja, por exemplo, como ele é definido de acordo com o seu comportamento em uma pesquisa da Criteo:

  • Clique e colete (muito importante) – ele faz compras on-line para retirar em um ponto pick up
  • Clique e envie – pode comprar um produto pela internet, mesmo estando em uma loja física
  • Showrooming – após ter contato com um produto na loja, ele finaliza a compra no site
  • Webrooming – faz pesquisas na web antes de comprar em um ponto físico
  • Scanning/ scramming – comportamento em que o consumidor digitaliza uma mercadoria na loja para buscar online uma oferta melhor.

Como se vê, o omnishopper não brinca em serviço. 

Para atendê-lo bem atualmente, é praticamente obrigatório oferecer múltiplas facilidades para comprar, tanto online quanto de forma presencial.

Dessa forma, o sistema de pontos pick up vem a ser uma vantagem para atrair esse tipo de cliente.

Além disso, a loja cadastrada passa a receber um fluxo de pessoas maior, o que certamente aumenta o seu potencial de vendas.

Mas as vantagens vão além, como você vai ver agora:

Redução de custos 

É cada vez maior o número de empresas que estão conseguindo reduzir seus custos com entregas, utilizando o sistema de pontos pick up.

Um ótimo exemplo disso vem de uma empresa sul-africana de telefonia móvel que, ao aderir ao modelo pick up de entrega, conseguiu reduzir seus custos em espetaculares 70%.

Essa redução é creditada não só ao encurtamento dos trajetos, mas à diminuição dos pedidos que voltam porque não puderam ser entregues.

Com o pick up, não tem aquela história de não encontrar o consumidor na sua casa: ele vai até um ponto de retirada assim que é avisado sobre a disponibilidade do produto.

Entregas mais ágeis 

Quanto mais ampla for a rede de lojas que podem funcionar como pontos de coleta pick up, maior a capilaridade do serviço de entregas.

Um dos problemas enfrentados pelas empresas que entregam em domicílio é justamente a dificuldade em alinhar horários com o destinatário.

Fora isso, a obrigatoriedade de levar uma encomenda de casa em casa leva necessariamente a mais demora, já que o entregador precisa cumprir um trajeto.

Com pontos pick up, esse problema acaba, já que ele pode deixar parte das encomendas em um único ponto.

Menos desgaste da frota 

Imagine que, em um único bairro, uma empresa de entregas tenha que atender 30 clientes.

Se um entregador precisar ir a cada uma dessas residências, ele vai percorrer um trajeto muito maior do que se fosse deixar as encomendas em um só local.

Trajetos mais longos acabam por acelerar o desgaste dos veículos e, com o tempo, toda a frota poderá ter que ser renovada antes da hora prevista.

Isso sem falar nos custos com manutenção, afinal, o Brasil não é conhecido pela boa qualidade da pavimentação em suas vias.

Mais vendas para todos

Deixamos a cereja do bolo para o final.

Quer entender por que os pontos pick up ajudam a vender? Vamos explicar:

  • E-commerces vendem mais porque alcançam o consumidor que prefere comprar online e retirar em loja física.
  • Lojas físicas vendem mais porque se tornam um ponto de coleta ou retirada e recebem no estabelecimento clientes que normalmente não estariam ali.

Você certamente conhece a estratégia de grandes players, como Magazine Luiza e Americanas, que entregam muitos dos produtos vendidos online em suas próprias lojas físicas com frete grátis, como forma de atrair seu cliente.

O problema é que nem todo e-commerce tem também uma loja física que possa funcionar como ponto de coleta ou retirada.

Pois a solução está justamente em conectar lojas virtuais a estabelecimentos locais para cumprir esse papel – é o que a Pegaki faz.

Como ser um ponto pick up

Lembre-se: pontos de coleta agilizam o envio dos pacotes e entregam mais facilidade para o cliente final.

E além das vantagens que você acaba de conhecer, vale destacar outra: a facilidade em fazer de uma loja um ponto pick up.

No caso dos pontos Pegaki, o procedimento todo é muito simples.

Tudo começa com o cadastro online, no qual você informa os dados do seu ponto de venda, inclusive dias e horários de funcionamento.

Basta dispor de um espaço mínimo de 2 metros quadrados para a loja ser aceita como pick up.

Isso torna a opção excelente para estabelecimentos pequenos, de lojas de roupas a papelarias.

Além do aumento no fluxo de clientes, o lojista recebe uma renda extra por funcionar como ponto de coleta.

Veja, então, como fazer parte dessa rede que não para de crescer.

Tenha um espaço disponível 

Como vimos, a loja precisa ter um mínimo de área útil para poder se cadastrar como parceira pick up.

Mesmo estabelecimentos bem pequenos podem aderir. Porém, quanto mais espaço, melhor.

Dependendo da região onde o estabelecimento se encontre, pode ser que a demanda seja realmente alta.

Assim, quanto mais entregas, mais espaço é exigido.

Lembre-se de que, em geral, o pagamento é feito por encomenda armazenada. 

Em outras palavras, uma capacidade de estoque maior permitirá gerar ainda mais lucros.

Cadastre-se online 

Uma vez que a loja tenha o espaço necessário para receber e entregar encomendas, pode fazer o seu cadastro online normalmente.

Outro detalhe importante é que, via de regra, é exigido que o estabelecimento não feche para almoço, para não interromper o fluxo de entregas.

Quer mais uma boa notícia? Não há qualquer custo para se tornar um ponto de coleta Pegaki.

Tudo que o responsável pelo ponto pick up precisa é de um dispositivo com acesso à internet para controle das entradas e saídas, além de assistir a um treinamento.

Portanto, o sistema pick up pode ser até uma oportunidade de gerar renda extra.

Receba as mercadorias 

Uma vez que sua loja esteja cadastrada e aprovada como um ponto pick up, pode começar a receber as encomendas.

O trabalho consiste, na maior parte, em receber as mercadorias, entregá-las e fazer o registro dessa movimentação no sistema.

É tudo muito fácil, rápido e rentável, com vantagens para todos.

Seja pick up com a Pegaki

Com tantos benefícios para clientes e varejistas, o pick up é um ótimo negócio.

Falando nisso, que tal fazer o seu cadastro com a Pegaki e operar como um ponto de coleta?

Você garante uma renda a mais para o seu estabelecimento e, de quebra, se beneficia do maior fluxo de pessoas que passará a circular nele.

Anote aí: em torno de 30% dos visitantes que vão a um ponto de coleta acabam realizando uma compra durante a coleta.

Aproveite e comece agora!

A Pegaki é a sua melhor escolha para lucrar com pontos pick up.

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