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Pick Up & Drop Off: o que é e como funciona

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Pick Up & Drop Off: por que e-commerces precisam dessa solução logística

Pick Up & Drop Off, mais conhecido pelo acrônimo PUDO, é um modelo de entrega que se encaixa no conceito de economia compartilhada.

Amplamente utilizado por empresas nos países europeus e Estados Unidos, vem se consolidando nos últimos anos como uma solução que veio para ficar.

Isso pode ser comprovado por números, como os do Google, segundo os quais 45% das compras feitas em todo o mundo, hoje, seguem esse sistema.

No Brasil, ele vem sendo utilizado por redes varejistas, que não só oferecem a opção de retirada em loja, como outras facilidades.

Neste conteúdo, você saberá como funciona o Pick Up & Drop Off, suas características e porque o PUDO é hoje a melhor opção para reduzir custos e aumentar a eficiência logística.

Pick Up & Drop Off: o que é?

Pick Up & Drop Off, ou apenas PUDO, é uma solução logística para entregas, trocas e devoluções de mercadorias adquiridas online.

Ou seja, o consumidor faz a compra em um e-commerce e, antes do pagamento, seleciona em qual local gostaria de receber o item.

Isso pode acontecer em lojas físicas da própria marca ou em estabelecimentos parceiros cadastrados como pontos pick up.

O mesmo acontece em operações de logística reversa, quando há necessidade de troca ou devolução de produtos.

Nesses casos, é para um desses pontos de retirada/coleta que o cliente se direciona para encaminhar o item ao lojista.

Como o Pick Up & Drop Off funciona

Basicamente, o Pick Up & Drop Off funciona como um sistema em que as entregas não são mais necessariamente feitas na casa do cliente.

Algumas marcas preferem centralizar esse tipo de operação em suas lojas, enquanto outras contam com pontos avançados credenciados.

Nesse caso, praticamente todo estabelecimento comercial pode se tornar um pick up point, ou seja, um ponto de retirada ou coleta.

Para grandes varejistas, isso representa uma excelente oportunidade de aumentar a capacidade de entrega, um desafio desde sempre.

Isso porque o PUDO já apresenta variações, cada qual com suas vantagens.

Além dos já citados pontos de retirada, destacam-se o sistema lockers, em que armários compartilhados são usados como pontos de coleta e o social pick up, em que residências funcionam como pick up points.

Por que todo e-commerce precisa do Pick Up & Drop Off

Segundo a pesquisa Desafios do Varejo, da CNDL, 67,8% dos varejistas entrevistados consideram os custos com transportes no Brasil demasiadamente altos.

Nesse aspecto, o Pick Up & Drop Off é uma solução mais que bem vinda, já que reduz substancialmente a quilometragem percorrida por veículos de entrega.

Em vez de o e-commerce se preocupar em entregar na casa de cada cliente, ele pode delegar para cada um onde prefere coletar sua encomenda.

No entanto, o modelo PUDO é vantajoso por muitos outros motivos.

Conheça os principais deles.

Evita a devolução 

Uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, no segundo trimestre de 2020, aponta para um crescimento de 61% no número de reclamações por atrasos nas entregas.

Uma encomenda que atrasa, por sua vez, será provavelmente devolvida, acarretando custos extras para uma nova tentativa de entrega.

Por isso, o sistema Pick Up & Drop Off é considerado como uma solução para evitar esse tipo de ocorrência.

Afinal, quando o cliente decide onde quer receber sua mercadoria, elimina qualquer chance de devolução por ausência no endereço de entrega ou atrasos da empresa de transporte.

Facilita as operações logísticas 

Não é de hoje que o tráfego é um problema nas grandes metrópoles.

Uma pesquisa publicada no site Valor Investe estima que os brasileiros gastam, por ano, 32 dias presos no trânsito.

Imagine sua empresa parada por um mês, apenas porque o tráfego não anda?

Por isso, é preciso pensar em maneiras de encurtar os trajetos percorridos pelas empresas de entrega ou eliminar parte da distância a ser percorrida.

O PUDO ajuda em ambos os objetivos, já que permite que várias entregas sejam expedidas para um mesmo endereço.

Assim, suas operações logísticas são simplificadas, demandando menos esforço para superar congestionamentos, especialmente nos centros urbanos.

Reduz os custos com entregas 

Com a recente pandemia de Covid-19, as empresas tiveram um aumento bastante significativo no volume de entregas. 

Mas isso não aconteceu sem uma contrapartida.

Uma pesquisa publicada na revista Veja aponta que o aumento no custo do frete chegou a impressionantes 1.000% nesse período.

Não dá para pensar em vender bem em um cenário tão hostil como esse.

Então, o Pick Up & Drop Off pode ser a melhor resposta para reduzir os gastos com transportes porque, como vimos, ele reduz a área a ser coberta pelas empresas de entrega.

Não se pode deixar de lembrar, ainda, dos custos com combustíveis e manutenção, que aumentam proporcionalmente à distância percorrida por um veículo.

Aumenta a satisfação do cliente final 

Uma pesquisa da EBIT/Nielsen, publicada no jornal Extra, aponta que 47% das pessoas passam a comprar menos caso tenham problemas para fazer trocas ou devoluções.

Dessa forma, é preciso se antecipar e oferecer alternativas rápidas e convenientes para assegurar uma troca nos termos do cliente.

O sistema PUDO é uma excelente resposta porque, por ele, a logística do e-commerce se ajusta ao consumidor e não o contrário.

Por isso, é também um meio de diminuir reclamações por atrasos nas trocas e, em consequência, para aumentar a satisfação do consumidor final.

Incrementa os lucros 

A PUDO Inc., empresa de capital aberto que explora o segmento nos Estados Unidos, registrou nos 4 primeiros meses de 2020 um aumento nos lucros de 46% em relação ao mesmo período de 2019.

Essa é mais uma prova de que o sistema Pick Up & Drop Off já deixou de ser uma promessa.

Não por acaso, grandes varejistas brasileiros, como a Via Varejo e Magazine Luiza, já aderiram a essa solução logística.

É bom para todo mundo 

Outro aspecto que torna esse modelo atraente é que ele é bom para todos os envolvidos.

Para o grande varejista, representa uma chance de reduzir despesas e aumentar os lucros a partir do comércio eletrônico.

Já os estabelecimentos que operam como pick up points também se beneficiam ao incrementar suas receitas, explorando as taxas nas entregas. 

Isso sem falar no aumento no fluxo de pessoas com alto potencial de consumo.

Não menos importante, ganha o cliente final, com mais alternativas para receber suas encomendas no menor prazo possível, com toda a comodidade e segurança.

E você, tem uma opinião sobre o Pick Up & Drop Off?

Continue acompanhando os conteúdos da Pegaki, sua parceira ao implementar estratégias de pontos pick up, click & collect e outras soluções logísticas de sucesso.

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